Vacina BCG (tuberculose) pode impedir a disseminação do vírus. Brasil é o campeão mundial de vacinação BCG

*** conteúdo exclusivo do Diário do Brasil | se for reproduzir, copiar e/ou colar, favor citar a fonte ***

Edson Jorge Silveira | 07/04/2020 | 5:59 AM | COTIDIANO
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Portal MedrXIV – dedicado ao armazenamento dos chamados “pré-prints”, ou seja, versões iniciais de estudos que ainda não passaram pelo crivo de outros pesquisadores antes de serem aceitos para publicação numa revista científica.


Associação da política de vacinação BCG com prevalência e mortalidade de COVID-19

Giovanni Sala , Tsuyoshi Miyakawa (06/04/2020)

Há alguma evidência de que o bacilo da vacina contra tuberculose Calmette-Guérin (BCG) tenha efeitos benéficos não específicos contra infecções não relacionadas.

Aqui, examinamos a possível associação entre a vacinação BCG e a prevalência e mortalidade pelo COVID-19, usando dados publicamente disponíveis do COVID-19 em 199 países / regiões e no Atlas Mundial do BCG.

Usando o modelo de regressão linear, descobrimos que o número total de casos e óbitos por milhão de habitantes estava significativamente associado à política do país em relação à administração da vacina BCG.

A quantidade de variação nos casos e óbitos explicada pela política de vacinação do BCG variou entre 12,5% e 38%.

É importante ressaltar que esse efeito permaneceu significativo após o controle da expectativa de vida do país e da temperatura média em fevereiro e março de 2020, que se correlacionam significativamente com os índices de casos e óbitos, respectivamente.

Por outro lado, a proporção entre mortes e casos foi afetada fracamente.

Este último resultado sugeriu que a vacinação com BCG pode ter impedido a disseminação geral do vírus ou a progressão da doença, em vez de reduzir as taxas de mortalidade (isto é, razão de mortes / casos).

Finalmente, dividindo os países em três categorias, mostrando uma taxa de crescimento alta, média ou baixa dos casos, encontramos uma diferença altamente significativa entre as categorias de declive entre os grupos BCG, sugerindo que o tempo desde o início da disseminação do vírus não foi um grande fator de confusão.

Embora este estudo sofra potencialmente de uma série de fatores de confusão desconhecidos, essas associações apoiam a ideia de que a vacinação com BCG pode fornecer proteção contra SARS-CoV-2.


direito autoral 

O detentor dos direitos autorais desta pré-impressão é o autor / financiador, que concedeu ao medRxiv uma licença para exibir a pré-impressão em perpetuidade. É disponibilizado sob uma licença internacional CC-BY 4.0 .


O Brasil é o país que possui a maior cobertura vacinal de BCG do mundo.


compartilhe esse post:
Follow by Email
Facebook
Google+
Twitter
Instagram
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.