Prefeitura de SP ‘toma’ roupas e cobertores de moradores de rua após madrugada mais fria do ano

Amanda Nunes Brückner | 08/07/2019 | 3:40 AM | BRASIL
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A prefeitura de São Paulo, através de uma ação do serviço de remoção e higienização do município , levou roupas, cobertores, colchões e objetos pessoais de três moradores de rua que cuidam da praça Chão de Giz, no cruzamento das avenidas São João e Duque de Caxias, na República (região central).

O caso aconteceu no último sábado (06) e foi denunciado pela Folha.

Na manhã seguinte à madrugada mais fria do ano na capital, Alexandre Pinto Martinez, 43 anos, que vive no local ao lado de outras duas pessoas, foi surpreendido (por volta das 11h) com a chegada do serviço de remoção:

“Esperaram os dias mais frios, em pleno sábado, para vir aqui e dizer que tinha um monte de madeira na praça. Chegaram arrastando barraca, mochila, ferramentas. Levaram roupas, mantas e colchão, que estava secando. Fiquei só com a roupa do corpo … levaram até um carrinho de mercado que foi recebido como doação, que a gente usa para carregar água para molhar as plantas”, explicou Martinez.

João Roberto Silva Temporini, 28 anos, que também mora na praça, explicou como os funcionários da prefeitura agiram:

“Levaram só o que interessava para eles. Os cacarecos eles não quiseram levar … tive que abraçar a televisão porque queriam levar, assim como o fone de ouvido do Alexandre. Quiseram tomar o balde com pincéis e tinta, tudo novo”, afirmou.


Resposta

A Subprefeitura Sé diz que realiza serviços de zeladoria urbana diariamente nas ruas da região central, “mantendo o respeito aos moradores de rua”.

Segundo a subprefeitura, o vídeo postado nas redes sociais e citado pela reportagem mostra a equipe dialogando com os moradores da praça.

A gestão municipal diz que poderão ser recolhidos objetos que caracterizem estabelecimento permanente em local público, principalmente quando impedirem a livre circulação de pedestres e veículos, tais como camas, sofás e barracas montadas ou outros bens duráveis que não se caracterizem como de uso pessoal.

“Quanto aos casos de abusos, a secretaria orienta procedimentos de formação e instrução dessas equipes periodicamente”, diz a nota.


 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.