Polos magnéticos da Terra podem se inverter e causar colapso mundial: “A Terra ficaria inabitável”

Os polos magnéticos de nosso planeta estão se invertendo em um processo cada vez mais rápido

A informação é da revista científica “Undark Magazine”.

“É comum que esses polos se invertam a cada 200 ou 300 mil anos, porém isso não acontece há cerca de 780 mil anos” diz a publicação.

O campo magnético, tão importante para a vida na Terra, enfraqueceu cerca de 15% nos últimos 200 anos […] isso pode ser um sinal de que os pólos da Terra estão prestes a virar, afirmam os cientistas.

Daniel Baker, diretor do Laboratório de Física Atmosférica e Espacial da Universidade do Colorado, Boulder, afirma que há sinais de uma reversão e é provável que algumas áreas do planeta sejam atingidas, se tornando “inabitáveis”.

Baker diz que uma incidência maior de raios solares, cósmicos e ultravioletas B poderão penetrar na camada de ozônio, prejudicando o campo magnético da Terra, que protege a vida de níveis letais de radiação.

A radiação também poderá atingir satélites de comunicação, redes elétricas e sistemas de radares de aviões.

“Sistemas bancários, meteorológicos, internet, operações militares e tecnologias à base de GPS deixariam de funcionar. As bússolas apontariam para o Sul.”

E não para por aí:

“Sistemas de aquecimento, ar-condicionado, transportes, hospitais e indústrias também poderão ser afetados.”

Cientistas, que estão usando imagens de satélite para monitorar o campo magnético da Terra, declararam:

“Caso o fenômeno aconteça, a radiação cósmica poderá duplicar, aumentando as taxas de morte por câncer. Aos menos 100 mil pessoas morreriam por ano pela alta nos níveis de radiação espacial.”

Se o campo magnético continuar a diminuir e os polos magnéticos se inverterem, a Terra pode acabar como Marte – um local seco, árido e incapaz de preservar a vida. O núcleo terrestre se transformaria em chamas.


(Fonte: Daily Mail)

compartilhe esse post:
RSS
Follow by Email
Facebook
Google+
Twitter
WHATSAPP
publicidade


  • error: Conteúdo protegido !!