New York Times: “Político mais popular do Brasil cumpre pena no prédio que inaugurou”

(editorial NYT 12/04/18)

Quando uma enorme operação anti-corrupção varre o político mais popular de um país, a justiça é servida e a democracia é testada.

Essa é a situação do Brasil, onde Luiz Inácio Lula da Silva , conhecido como Lula por seus seguidores fervorosos, se entregou à polícia para começar a cumprir uma sentença de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.

Uma placa no prédio da Polícia Federal, onde ele cumpre a sentença, ostenta seu nome como o presidente que inaugurou o prédio em 2007.

Naquela época, ele era mundialmente aclamado pelo combate à pobreza e à desigualdade e foi proclamado pelo presidente Barack Obama como “o político mais popular da Terra”.

A prisão de Lula é apenas um dos resultados, embora o mais dramático, de investigações federais que começaram em 2014 […] onde foram descobertos desvios de verbas da estatal Petrobras envolvendo a gigante da construção Odebrecht.

A “Operação Lava Jato” e outras investigações que estão em andamento geraram centenas de acusações e condenações, várias nos níveis mais altos do governo e da elite empresarial do Brasil, além de multas corporativas bilionárias.

Um grande golpe contra a corrupção foi dado no maior e mais populoso país da América do Sul.

Como o Brasil enfrentará a crise política e econômica, só o tempo dirá.


compartilhe esse post:
RSS
Follow by Email
Facebook
Google+
Twitter
whatsapp
publicidade


  • error: Conteúdo protegido !!