Feiticeiros [supostamente] amparados na ciência para ditar regras

*** conteúdo exclusivo do Diário do Brasil | se for reproduzir, copiar e/ou colar, favor citar a fonte ***

Amanda Nunes Brückner | 09/05/2020 | 7:13 PM | MÍDIA
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Resumo: Cada vez que você se deparar com modelos matemáticos fazendo projeções de números de infectados, mortes etc. sobre um evento inédito (e portanto ainda amplamente desconhecido) como a pandemia do coronavírus, pode ter uma certeza. É tudo chute.

Modelagem Matemática

Já estou aposentado há 5 anos.

Hoje vou deixar minhas couves sem água e vou tentar ensinar alguma coisa pra vocês.

Fui um dos fundadores e participei ativamente da concepção do Mestrado (hoje é Programa, e tem doutorado) em Modelagem Matemática e Computacional do CEFET-MG.

Criei a disciplina e fui, por dez anos, professor de “Princípios de Modelagem Matemática”.

Criei 4 filhos ensinando modelagem matemática para alunos inteligentes.

Então … Modelos Matemáticos sempre foram e continuarão sendo importantíssimos para o progresso da ciência.

Mas, como tudo na vida, existem aqueles que servem para alguma coisa, e outros que não deveriam estar servindo pra nada!

Há, basicamente, duas (e uma terceira que seria a combinação das duas primeiras) maneiras de obter modelos matemáticos de fenômenos do mundo real.

A modelagem é chamada “fenomenológica” (há outros nomes para isso) quando se baseia em conhecimentos bem estabelecidos sobre a dinâmica do fenômeno e tenta traduzir esse conhecimento em equações matemáticas.

A modelagem é chamada “empírica” (muito usada também a expressão “caixa preta”) quando um modelo é obtido a partir do ajuste de uma massa de dados a uma equação matemática qualquer.

No ESTADO ATUAL do conhecimento científico, falta conhecimento sobre a pandemia para elaboração de um modelo fenomenológico adequado, e faltam dados para se obter um modelo empírico decente.

TODOS os atuais modelos matemáticos são, portanto, do segundo grupo a que me referi: o dos que não deveriam estar servindo pra nada.

Pode ser que algum dos que foram propostos (são inúmeros e muito diversos) venha a se mostrar confiável, mas hoje não temos como saber qual deles.

É um absurdo completo dizer-se defensor da ciência para justificar a escolha de qualquer desses modelos!

O que realmente estamos vendo são bruxas e feiticeiros “amparados na ciência” para ditar regras, algumas razoáveis, outras completamente arbitrárias e absurdas.

A ciência é outra coisa!

É um tipo peculiar de conhecimento que se obtém analisando racionalmente fenômenos repetitivos.

Pode ser baseada apenas em observação (sem experimentação) em alguns casos mais determinísticos e amplamente observados (caso da mecânica celeste), mas geralmente é fruto de experimentação ativa (aquela em que é possível fixar algumas variáveis e variar outras) até que se consiga conhecer o efeito de cada uma das variáveis que governam o fenômeno.

A ciência FALHA FREQUENTEMENTE quando não consegue observar muito e nem fazer experimentação ativa.

Não se faz ciência em cima de eventos inéditos e sobre os quais não se consegue medir e experimentar. O

vexame do Kohoutec em 1968 é um exemplo clássico.

Cometas continuam sendo meio que imprevisíveis porque são raros e cada um vem de uma maneira diferente.

A falta de poder experimentar explica porque hoje sabemos quase tudo de nutrição animal, enquanto não temos certeza nem de que manteiga seja melhor ou pior que margarina.

Quase nada na medicina do dia a dia é feito cientificamente (ainda bem! não se pode encarar cada paciente como um objeto de pesquisa ad-hoc).

Quase tudo se baseia em argumento de autoridade e muito do que se aceita como verdade está embasado em experimentos claramente enviesados.

Há sérias dificuldades éticas para uma experimentação mais eficiente, o que é perfeitamente compreensível. Pelo amor de DEUS!

Não fale de ciências se você não sabe o que é isso!


(Prof. Dr. Magno Meirelles Ribeiro | via redes sociais)

compartilhe esse post:
Follow by Email
Facebook
Google+
Twitter
Instagram
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.