Estação espacial desgovernada pode atingir o Brasil no domingo de Páscoa


A estação espacial chinesa Tiangong-1 está a aproximadamente de 200 km de altura

Sem rumo e desgovernada, a Tiangong-1 está desabitada desde 2013 e deve cair na Terra nos próximos dias.

Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), a reentrada na atmosfera deverá ocorrer entre os dias 30 de março e 2 de abril.

A Aeroespace Corporation, organização ligada à Força Aérea dos EUA, também previu a queda da estação para o dia 1º de abril.

“A margem de erro ainda é muito grande. Somente de 2 a 3 dias antes do evento, poderemos precisar com maior exatidão o processo de reentrada da Tiangong-1 na atmosfera terrestre”, relatou o astrônomo amador Marcelo Zurita, diretor técnico da Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros).

A estação espacial chinesa poderá cair em qualquer lugar entre as latitudes 43º Norte e 43º Sul — todo o território brasileiro foi ‘sorteado’ […] as possibilidades são baixas, porém reais.

Os cálculos da Bramon indicam uma há uma chance de 2,28% de que o objeto possa se despedaçar sobre nossas cabeças.

Uma série de estimativas foi detalhada por amadores, que calcularam a faixa onde a Tiangong-1 poderá desmoronar.

Dentro dessa faixa, 68% é água e 32% é terra firme.

“Pesquisamos as áreas urbanizadas para saber, por exemplo, o risco de cair em uma cidade como São Paulo”, explicou Zurita.

Destroços podem chegar intactos à superfície […] a Tiangong-1 tem cerca de 10 metros de comprimento, 3 metros de largura e pesa 8,5 toneladas.

As chances de uma pessoa ser atingida são ínfimas: 0,02%, mas não devem ser desconsideradas.

“A principal lição é o cuidado que as agências espaciais devem ter com os objetos que colocam em órbita”, disse um astrônomo amador.


FAIXA EM QUE TIANGONG-1 PODERÁ CAIR (fonte: Revista galileu)


MAPA COM AS PROBABILIDADES DA ESTAÇÃO ESPACIAL ATINGIR CADA REGIÃO DO PAÍS. REGIÃO NORTE SERIA A REGIÃO MAIS PROVÁVEL DA QUEDA (FOTO: BRAMOM)


 

publicidade

error: Conteúdo protegido !!