Ernesto Beckmann Geisel, o verdadeiro pai do FIES

Ernesto Geisel – 29º Presidente do Brasil (4º no regime militar brasileiro) de 1974 a 1979


Quando o filho é bonito, todos querem ser o pai!

Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa do MEC destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas (particulares).

O programa foi recriado em 1999 (governo FHC) e ampliado no governo Lula, sendo sucessor do Crédito Educativo, criado pelo regime militar.

Em agosto de 1975, durante o governo do presidente Ernesto Beckmann Geisel, foi criado o Programa de Crédito Educativo (CREDUC), com o objetivo de conceder empréstimos a estudantes para o pagamento de mensalidades e o custeio de despesas durante o desenvolvimento do curso de graduação.

Já no primeiro semestre de 1976, o CREDUC foi implantado nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste […] no semestre seguinte, o programa foi estendido a todas as instituições de ensino superior do Brasil, reconhecidas ou autorizadas, tendo beneficiado mais de 870 mil estudantes, funcionando com recursos da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e dos bancos comerciais.

*** DETALHE ***

Na época, não havia carência (após a formatura) para iniciar o pagamento e também não era cobrado juros ou correção monetária.


(A fonte dessa informação? Portal do Ministério da Educação)



 

compartilhe esse post:
RSS
Follow by Email
Facebook
Google+
Twitter
WHATSAPP
publicidade


  • error: Conteúdo protegido !!