Contrariando as normas de quarentena, manifestantes destroem Paris

*** conteúdo exclusivo do Diário do Brasil | se for reproduzir, copiar e/ou colar, favor citar a fonte ***

Guilherme Santiago | 18/03/2020 | 11:04 AM | INTERNACIONAL
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.


(NY Times | 18/03/20)

Autoridades francesas disseram ontem (18) que proibiriam protestos potencialmente violentos em áreas-chave como os Champs-Élysées em Paris, após uma onda de violência durante as manifestações do Colete Amarelo no último final de semana que levaram a intensas críticas sobre o manejo da segurança pelo governo.

O primeiro-ministro Édouard Philippe disse em um comunicado televisionado de Paris que, após eventos “intoleráveis” no fim de semana, o governo decidiu proibir qualquer manifestação futura dos Coletes Amarelos “nas áreas mais atingidas”.

Philippe disse que uma dessas áreas seria a Champs-Élysées, uma avenida importante no oeste de Paris, com lojas de luxo e atrações turísticas que se tornou um ponto focal dos protestos.

No sábado, “breakers”, ou casseurs, destruíram um restaurante de luxo, saquearam 27 lojas e incendiaram quiosques e um banco, obrigando os bombeiros a evacuar uma mãe e seu bebê que estavam presos no segundo andar do prédio.

O governo disse que 10.000 manifestantes com Coletes Amarelos marcharam em Paris, incluindo 1.500 ativistas “ultraviolentos”.

Essa onda de violência também pegou de surpresa os gerentes das dezenas de butiques que pontilham os Champs-Élysées, que baixaram a guarda após os finais de semana recentes, quando a violência diminuiu.

Na segunda-feira, muitas lojas ainda estavam fechadas, enquanto as janelas de vidro estavam sendo substituídas em outras.

“Deveríamos ser capazes de lidar com uma situação como a que vivemos”, disse a prefeita de Paris, Anne Hidalgo. “Estou esperando explicações do governo”, acrescentou.

confira o vídeo abaixo:


 


 

compartilhe esse post:
Follow by Email
Facebook
Google+
Twitter
Instagram
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.