Casa Branca divulga documento em site oficial: “Há chances de um asteroide colidir com a Terra e exterminar a vida”

A Casa Branca divulgou no início desta semana um documento contendo uma estratégia de evacuação devido a um asteróide que poderá estar em rota de colisão com o planeta Terra

De acordo com o arquivo divulgado, há chances de o asteroide cair  na Terra e exterminar toda a raça humana.

No final de 2016, a NASA chegou a informar que uma auditoria interna apontou que caso um grande corpo celeste fosse detectado em direção à Terra, nada poderia ser feito […] apenas entrar em desespero, disse a agência espacial.

Cientistas afirmaram que existem cerca de 10.000.000 de objetos próximos à órbita da Terra e que possuem diâmetros semelhantes.

Há nos EUA um plano de ação, incluindo exercícios de preparação e lançamento de espaçonaves para coletar informações sobre asteroides, que são escassas.

Cathy Plesko, cientista do Laboratório Nacional de Los Alamos, disse:

“Nós não temos muitos dados sobre como seria o interior dos asteroides e cometas. Podemos apenas criar suposições baseado no conhecimento que possuímos sobre física, rochas e gelo”

Há 4 anos atrás, um objeto com cerca de 20 metros de diâmetro caiu próximo à cidade de Chelyabinsk (na Rússia) e liberou energia equivalente a 20 bombas atômicas.

O documento que foi divulgado está hospedado no website oficial da Casa Branca (www.whitehouse.gov) e possui o logotipo do Gabinete Oficial da Presidência da República dos Estados Unidos.

Nomeado como “National Near-Earth Object Preparedness Strategy” (Estratégia Nacional de Preparação de Objetos Próximo à Terra) e de autoria de um grupo pertencente ao Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, o arquivo digital cita 7 objetivos principais:

7Nasa

Há uma indefinição com relação a ‘quando e como’ os EUA colocarão os planos em prática.

Tudo dependerá da disponibilidade de recursos que o Donald Trump destinará ao projeto.

As chances de um asteroide gigante atingir a Terra e eliminar a raça humana não grandes, porém há chances reais.

publicidade


error: Conteúdo protegido !!