“Arroz é tão prejudicial quanto o cigarro e pode causar câncer” diz pesquisador do Reino Unido

“A única coisa que posso comparar (com o ato de comer arroz) é fumar”, disse Andy Meharg, professor da Universidade de Queens, no Reino Unido

Afirmação de Meharg é assustadora, porém baseada em estudos científicos.

“ Tudo depende da quantidade de arroz ingerida […] é como o cigarro … quanto mais você fuma, maior será o risco de acabar sua saúde”

O professor constatou que a maneira tradicional (2 porções de água para 1 de arroz) que utilizamos para cozinhar o alimento pode colocar nossa vida em risco.

Depois de realizar centenas de vezes o processo de ‘fervura’ do cereal, o dr. Meharg encontrou vestígios de arsênico no arroz, elemento que pode desencadear uma gama de doenças, entre elas o diabetes e alguns tipos de cânceres como: rins, pulmão, pele e fígado.

Pequenas quantidades do elemento químico arsênico, que é encontrado no solo, podem infectar o arroz, que é cultivado através do método de ‘inundação’ […] a água então faz com que o arsênico entre com facilidade na semente do cereal.

O estudo do dr. Meharg apontou que o arroz pode conter até 20 vezes mais arsênico do que outros cereais cultivados.

Bebês e crianças que ingerem o arroz (feito no método tradicional) podem comprometer seriamente seu desenvolvimento, causando deficiência no sistema imunológico, no crescimento e também no desenvolvimento intelectual.

DEVO PARAR DE CONSUMIR ARROZ?

“Não” disse Andy Meharg.

“Há maneiras simples e alternativas para preparar o alimento. Basta utilizar uma quantidade maior de água (5 porções) para cada parte de arroz e fazer com que o processo de cozimento retire toda a água do cereal”

O professor explica que, com o método acima, os níveis de contaminação por arsênico podem ser reduzidos em 50%.

Uma outra alternativa é deixar o cereal de molho durante a noite e depois retirar toda água.

“A segunda alternativa tem uma eficácia de 80%” disse Meharg.

Quer saber mais? Pesquise no google as palavras: arroz câncer ou rice cancer .



 

publicidade

error: Conteúdo protegido !!