A Lava Jato entrou em coma profundo

Amanda Nunes Brückner | 29/08/2019 | 6:20 AM | BRASIL
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.


“A república de Curitiba nada tem de republicana, era uma ditadura completa. (…) Assumiram papel de imperadores absolutos. Gente com uma mente muito obscura. (…) Que gente ordinária, se achavam soberanos”.

Essas foram algumas das palavras com que Gilmar Mendes enfeitou a sessão de terça-feira (27)  na 2.ª Turma do STF.

Na companhia de Lewandowski e Cármen Lúcia, ele foi o Gilmar de sempre e conseguiu anular o processo do petista Aldemir Bendine, ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobrás, duplamente condenado à prisão por facilitar contratos da petrolífera com a Odebrecht em troca de uma propina de R$3 milhões.

O que isso significa?

Em palavras fáceis, a atuação da 2ª do STF no caso Aldemir Bendine poderá abrir um precedente  em outras ações penais da Lava Jato.

Em palavras mais fáceis ainda, cerca de 32 sentenças (envolvendo 143 dentre 162 réus condenados pela operação Lava Jato) poderão ser anuladas.

O levantamento acima foi feito pela força-tarefa da operação e a decisão de ‘matar’ ou não a maior operação anticorrupção que o país já presenciou ficará a cargo do plenário do STF, que terá a palavra final.


Indignado, o jurista Modesto Carvalhosa usou as redes sociais para emitir sua opinião

A decisão é mais uma excrescência jurídica perpetrada pelo STF, que, além de obviamente não estar prevista em lei, não tem o menor cabimento na dinâmica do devido processo legal … 

Por causa dessa brecha monstruosa, nem é preciso dizer que vai chover recurso de corrupto sustentando a mesma barbaridade  ̶̶  o advogado do político preso Lula da Silva já informou que vai fazer “uma avaliação específica sobre o tema”…

O que se espera é que a Procuradoria da República recorra para o plenário do STF, ao qual caberá corrigir o absurdo e, dessa forma, evitar que não apenas Bendine escape da Justiça mas todos os demais corruptos sigam caminho idêntico e sejam premiados com a liberdade para usufruir os bilhões que desviaram dos cofres públicos.

Não é demais repetir: a Cleptocracia, sem a menor cerimônia, resolveu abrir de vez sua caixa de ferramentas para desmontar todo o corajoso trabalho da Lava Jato.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.