Site da BBC Brasil publica matéria falsa sobre o Diário do Brasil

BBCFALSA

A grande BBC parece que está perdendo audiência para o Diário do Brasil nas redes sociais

(Patrícia Carvalho/Brasília)

publicidade

No último dia 17/07, um blogueiro chamado Ricardo Senra [que se diz enviado especial da BBC a Brasília] publicou uma matéria caluniando nosso site.

O título da matéria do nobre blogueiro era: “Na semana do impeachment, 3 das 5 notícias mais compartilhadas no Facebook são falsas”

Como boa leitora que sou do site da BBC, estranhei que um site do porte da BBC Brasil pudesse perder seu tempo atacando um site como o nosso [temos apenas 6 meses de ‘idade’].

Não podemos agradar todos os leitores, sabemos disso.

Porém, publicar um texto dizendo que nossas matérias eram falsas foi algo de muita maldade, inocência e má-fé por parte do dito jornalista.

A primeira matéria do Diário do Brasil que foi taxada como FALSA é a seguinte:

“Presidente regional do PDT ordena que militância pró-Dilma vá armada no domingo: ‘Atirar para matar”

bbc1

Se você, caro leitor, clicar na imagem acima, poderá ler a matéria e confirmar que ela foi tirada de um site (O Antagonista) que tem altíssima credibilidade no meio jornalístico. Ou seja, nós apenas fizemos uma introdução de um fato que já havia sido publicado por outro veículo de informação.

Inclusive dissemos isso ao nobre jornalista da BBC, quando nos questionou via email. Porém ele não publicou essa parte.

Essa foi uma atitude de gente maldosa, que corre atrás de ‘likes’ e ‘compartilhamentos’ usando o nome dos outros … nesse caso, usando o nosso nome como ‘trampolim’ para obter popularidade nas redes sociais, já que ficamos entre os 5 sites mais compartilhados no Brasil durante a semana passada,

Portanto, a matéria acima não é falsa, conforme foi veiculado pelo blogueiro Ricardo Senra. A matéria é real e possui fonte de credibilidade.


A segunda matéria do Diário do Brasil que foi taxada como FALSA é a seguinte:

“Lula deixa Brasília às pressas ao saber de nova fase da Lava-Jato. Seria um mandado de prisão?

bbc2

*** caso você queira ler a matéria, é só clicar na imagem acima ***

Nessa matéria [especificamente] a BBC ultrapassou todos os limites da maldade e publicou o seguinte:

“Sobre o suposto mandado de prisão contra Lula, o site diz que a reportagem original foi publicada em 10 de março, às vésperas da Operação Xepa – que não trouxe qualquer mandado contra o ex-presidente

Preste muita atenção no título de nossa matéria: Há uma pergunta – SERIA UM MANDATO DE PRISÃO?

Em momento algum nós afirmamos que havia um mandato de prisão para Lula. No último parágrafo da nossa matéria, escrevemos o seguinte:

“Com o desenrolar de novas delações premiadas, Lula corre o risco iminente de ter um mandado de prisão expedido a qualquer hora.”


CONCLUSÃO:

  1. O Diário do Brasil está incomodando [e muito] a BBC. Qual seria o motivo? Será que é porque temos mais interações nas redes sociais que a gigante das comunicações?
  2. O jornalista agiu com má-fé e falta de ética. Ele deveria ter publicado nossa resposta na íntegra e não o fez.
  3. Quem se auto denomina jornalista (que não é meu caso… sou uma simples editora) deve investigar os fatos de ambos os lados

QUESTIONAMENTOS:

(*** preste atenção nobre jornalista Senra … são perguntas e não afirmações. Não confunda e não deturpe, como você fez em sua matéria)
  1. Será que o PT está cooptando o nobre jornalista para atacar sites que são anti-Dilma?
  2. Será que o aprendiz de jornalista está aprendendo a trabalhar agora?
  3. Será que o nosso amigo jornalista está querendo trabalhar conosco? Seria um caso de amor e ódio?
  4. Será que o nosso querido amigo é um petralha disfarçado de jornalista?
  5. E por último, será que o autor da matéria [que atacou nosso site] tem algo contra mulheres que escrevem? (hum…sei não)

 

publicidade