Pesquisa feita no Norte do país mostra queda na popularidade de Lula

pesquisaparana

O apoio ao PT e seus eventuais candidatos numa disputa presidencial também despencou na região norte do país

Uma Pesquisa realizada no estado do PARÁ entre os dias 13 e 17 de novembro indica o senador Aécio Neves, venceria com folga uma disputa presidencial no estado, deixando para trás o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ex-senadora Marina Silva.

publicidade

O resultado da pesquisa, que ouviu 1.285 eleitores em 58 municípios, mostra o senador tucano com 39,9% da preferência do eleitorado do Pará, enquanto Lula e Marina aparecem empatados tecnicamente com 17,1% e 17% respectivamente das intenções de votos no estado.

Em simulação que inclui o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, como candidato do PSDB, o tucano obteve 23,7% das intenções de voto, mas também a frente de Lula, que aparece com 17,6% da preferência do eleitorado.

Em um eventual segundo turno, a vantagem de Aécio se mantém. Se seu adversário fosse Lula, o tucano venceria por 58,4% a 21,5%. Caso disputasse com a ex-senadora Marina, Aécio também sairia vitorioso com 51,5% dos votos contra 28,8%.

A região Norte, que garantiu a vitória da presidente Dilma Rousseff no ano passado e onde o PT assegurou quase uma espécie de hegemonia nas últimas quatro eleições presidenciais, mostra que esse quadro mudou.

Ainda de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Paraná, a rejeição a uma eventual candidatura de Lula no Pará chega a 64%, enquanto a gestão da presidente Dilma é desaprovada por 87,4% do eleitorado do estado.

publicidade