(Ibuprofeno e Diclofenaco) Anti-inflamatórios mais vendidos no Brasil podem causar parada cardíaca


Um estudo publicado na revista científica European Heart Journal aponta que alguns anti-inflamatórios podem causar consequências fatais ao seu coração.

Os antinflamatórios não esteróides (AINES) são amplamente utilizados e têm sido associados ao aumento do risco cardiovascular […] no entanto, permanece desconhecido o fato de que o uso desses medicamentos podem causar parada cardíaca extra-hospitalar (OHCA – Out of Hospital Cardiac Arrest).

Diclofenaco, naproxeno, ibuprofeno, naproxeno, celecoxib e alguns outros (citados abaixo) estão associados ao risco de parada cardíaca.

Foram analisadas 29.947 pessoas que sofreram paradas cardíacas durante 9 anos […] desse total, 3.376 pacientes (12%) utilizaram algum tipo de anti-inflamatório antes de sofrer uma parada cardíaca.

Dessas 3.376 pessoas, pouco mais da metade (51%) consumiu ibuprofeno e 21,8% diclofenaco.

De acordo com o estudo, que foi feito na Dinamarca, o paciente que faz uso constante de ibuprofeno aumenta em mais de 30% o risco de ter um ataque do coração.

Com relação ao diclofenaco, as chances aumentam em 50%.

Já o naproxeno foi o medicamento menos prejudicial ao coração.

No Brasil, onde o uso e a venda de anti-inflamatórios são amplamente ‘liberados’ , ainda não foi realizada nenhuma pesquisa, porém fica a dica:

TENHA MUITO CUIDADO AO INGERIR MEDICAMENTOS POR CONTA PRÓPRIA, PRINCIPALMENTE O DICLOFENACO E O IBUPROFENO.



fonte: European Heart Journal 

 

publicidade