Honestidade vem de berço? O palhaço que levou a política a sério encerra 2015 com 100% de presença

Tiririca2015

O deputado Francisco Everardo, o Tiririca (PR-SP), foi um dos poucos parlamentares a comparecer a 100% das sessões da Câmara

Apesar da assiduidade intacta, o comediante Tiririca jamais fez um pronunciamento em plenário. Primeiro palhaço profissional a conquistar um lugar no Parlamento brasileiro, Tiririca é o representante do circo no Congresso. Em seu primeiro mandato, o comediante apresentou oito projetos de lei, dos quais seis favoreciam a classe circense.

publicidade

Um levantamento da Câmara apontou que os cinco congressistas mais presentes em sessões de votação correspondem a menos de 1% dos 648 deputados que passaram pela Casa nos últimos quatro anos.

O cientista político Leonardo Barreto afirmou que os parlamentares faltosos representam prejuízo aos cofres públicos, pois muitos projetos de lei deixam de ser relatados e até votados em algumas circunstâncias.

A assiduidade é o primeiro indicador do nível de seriedade do deputado em relação ao seu mandato.

”O congressista ausente se torna um exemplo negativo para a população, que fica desmotivada a acreditar no sistema político”, disse o especialista.

publicidade