FIOCRUZ alerta que vírus zika pode ser transmitido por saliva e urina

ZICAALERTA

Paulo Gadelha, presidente da Fundação Oswaldo Cruz disse nesta sexta-feira (5), que o zika vírus foi encontrado de forma ativa na urina e na saliva

Perguntado sobre a situação dos solteiros no carnaval em relação à possibilidade de infecção por Zika através da saliva, ele enfatizou que o maior cuidado tem de ser com as gestantes. “O risco estará aumentando. Mas não podemos ter isso (evitar o beijo) como uma medida de saúde pública”

publicidade

As análises foram feitas a partir de amostras de dois pacientes com sintomas compatíveis com o vírus zika.

Segundo Gadelha, isso  “muda o patamar e a forma que estamos tendo que desdobrar as pesquisas”. No entanto,”o significado dessa descoberta na transmissão ainda deve ser esclarecido”.

De acordo com os cientistas, o material coletado nas amostras dos pacientes, além de conter a presença do vírus zika, confirmada pelos testes PCR, também foi capaz de provocar danos em células em testes de laboratório.

Isso comprova a atividade viral, segundo os cientistas. Pesquisas mais aprofundadas ainda serão necessárias para comprovar se necessariamente haverá infecção através de fluidos.

 “Antes, só foram encontradas partículas não infecciosas. Mas ainda é preciso pesquisar para saber se é possível que se infecte outra pessoa”, reforçou.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Algumas medidas de higiene para evitar o contágio pelo vírus zika devem ser tomadas:

  • Evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como escovas de dente e copos, e lavar as mãos com frequência.
  • Gestantes devem evitar grandes aglomerações, que evitem que compartilhem copos e materiais levados à boca.

 

publicidade