EUROPOL faz alerta mundial: “Estado Islâmico pode estar planejando ataque em massa na Europa”

europol

De acordo com um relatório da Europol divulgado hoje (25), o E.I. (Estado Islâmico) estaria preparando novos ataques em massa (…) nos estados membros da União Européia, especificamente na França.

No último domingo, o EI publicou no domingo um vídeo, no qual afirma apresentar os nove autores dos atentados que deixaram 130 mortos em Paris em 13 de novembro do ano passado. Na gravação, o EI ameaça todos os países da “coalizão”, sobretudo a Grã-Bretanha.

publicidade

Em entrevista coletiva, uma reunião de ministros do Interior da União Européia, o diretor da Europol, Rob Wainwright disse que “o chamado Estado Islâmico tem disposição e capacidade para realizar mais ataques na Europa e alertou para que todas as autoridades nacionais trabalhem em conjunto para evitar o pior.

“Os ataques de Paris ilustram esta nova ameaça”, disse Wainwright.

“Os combatentes locais do Estado Islâmico têm liberdade tática de adaptar seus planos a circunstâncias e locais específicas, fato que dificulta detectar esses planos e identificar as pessoas envolvidas”, relata as conclusões de um seminário com especialistas realizado três semanas após os ataques de Paris que deixaram 130 mortos.

O relatório destaca ainda que, sem informações de inteligência concretas, “as atividades, os contatos e as viagens de terroristas conhecidos é quase impossível prever com exatidão quando e onde ocorrerá o próximo ataque”.

“Eles se focarão em particular na comunidade de 5.000 cidadãos europeus que se radicalizaram no conflito na Síria e no Iraque, dos quais muitos regressaram, o que cria um grande risco de segurança”, enfatizou o diretor da Europol .

publicidade