Dólar a R$ 5,00? Revista Forbes diz que Brasil está refém de juros americanos e dólar pode explodir

Dolar5

“A situação da moeda brasileira pode estar fora do controle do país, se o Banco Central dos EUA [o Federal Reserve] aumentar os juros do país em dezembro”, explica a revista. “Moedas de mercados emergentes vão sofrer se houver aumento da taxa”

publicidade

O problema, segundo uma reportagem da revista “Forbes”, é que o câmbio não depende só do Brasil, e a pressão internacional pode voltar a empurrar o real para baixo, fazendo o dólar chegar a custar R$ 5. Alguns analistas já veem isso como uma possibilidade real, diz a publicação.

A estabilização do câmbio no Brasil nas últimas semanas ajudaram a dar uma trégua na pressão inflacionária que o dólar vinha jogando sobre a economia do país. Depois de uma desvalorização de mais de 25% da moeda brasileira em seis meses, as coisas pareciam começar a se equilibrar- mas na atual crise é difícil confiar em qualquer sinal de estabilização.

De acordo com a repostagem, o Brasil tem uma das situações mais frágeis entre as grandes economias no momento atual, o aumento dos juros nos EUA vai fazer com que muitos investidores deixem o país, ameaçando ainda mais seu status de segurança e correndo risco de deixar de ser grau de investimento.

publicidade